domingo, 9 de agosto de 2009

[o velho e o mar]

"É uma estupidez não ter esperança!" (é???!!!) pensou.
"Além disso acho q é um pecado perder a esperança. Mas não devo pensar em pecados. Já tenho problemas demais p/ começar a pensar em pecados. Para dizer a verdade, também não compreendo bem o que são pecados... não os compreendo e nem sei bem se acredito neles. Talvez fosse um pecado ter matado o peixe. Suponho que sim, embora a carne fosse para me conservar a vida e para alimentar muita gente. Mas então tudo é pecado!"
"Mas vc não matou o peixe apenas para conservar-se vivo e o vender para alimento", pensou ele. " Matou-o por orgulho e porque é um pescador. Amava o peixe quando estava vivo, afinal ainda o ama morto. Se o ama, com certeza não foi pecado matá-lo. Ou será ainda pior?"
"Além disso", pensou, "tudo mata tudo de uma maneira ou de outra. Pescar mata-me tal como me faz viver. O garoto é que me mantém na vida", pensou."Não devo ter muitas ilusões."
(Ernest Hemingway)

Nenhum comentário: