quarta-feira, 29 de outubro de 2008

[Saudade]

Saudade, um sentimento que traz consigo uma dor imensa a qual somente quem ama realmente sabe o que significa, um sentimento próprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado cada um encara de uma maneira, podemos sentir saudades de quem está perto e ao mesmo tempo longe, podemos sentir saudade de quem já se foi, mas uma coisa que é realmente certa, é a questão de que a saudade é o sentimento que logo após o amor, todos tentam traduzir. Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, “saudade”, só conhecida em português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.
Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo. Uma única palavra para designar todas as mudanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa em relação às línguas românicas; há mesmo um mito de que seja intraduzível.
Palavra de mais difícil tradução.
Pode-se sentir saudade de muita coisa:de alguém falecido.
de alguém que amamos e está longe ou ausente.
de um amigo querido.
de alguém ou algo que não vemos há imenso tempo.de alguém que não conversamos há muito tempo.
de lugares.
de comida.
de situações.
de um amor.
A expressão “matar a saudade” é usada para designar o desaparecimento (mesmo temporário) desse sentimento.
É possível “matar a saudade”, relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe etc.
A saudade pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando “matamos a saudade” geralmente sentimos alegria".



Nenhum comentário: